sábado, 27 de outubro de 2012

Vicentinos Sem fronteiras




Confrades e Consócias deixam os limites das suas conferências para divulgarem a Sociedade de São Vicente de Paulo. Carregam a bandeira da SSVP, por todo este país, levando junto o amor que tem pela SSVP.
São eles os missionários da SSVP, que deixam os seus lares, esposas e maridos, filhos e filhas, e seus afazeres do cotidiano, para viverem experiências novas.
A missão é estimular, revitalizar, agradecer, fazer conhecer.
O missionário leva a gratidão do Conselho Nacional do Brasil, a cada confrade ou consócia que está afastado das conferências, por motivos de doença ou por outro motivo.
Trazer de volta o confrade afastado, revitalizar a conferência, levar uma palavra de agradecimento e carinho aos confrades e consócias é a missão.
Cada missionário é um vicentino orante. Ele reza com o visitado, dá a benção, evangeliza. O princípio básico: “Ver, ouvir e deixar falar” é uma constante em cada visita.
A formação também faz parte da missão. Esclarecer dúvidas, estimular a leitura, fazer conhecer a Regra. Dois aspectos importantes os missionários evidenciam na sua formação: O Verdadeiro Amor pela SSVP e o Compromisso com a SSVP.
A marca deixada pelos missionários é  de unidade. As orações são as mesmas, a Regra é a mesma. O serviço aos pobres, com o objetivo de que eles alcancem sua promoção social e espiritual é o mesmo em todo mundo.
O Missionário se  envolve pela cultura do povo do lugar visitado, respeitando as manifestações culturais e harmonizando os valores cristãos.
A Missão também é fazer conhecer a SSVP para os que ainda não conhecem o Carisma Vicentino, divulgando-a nos meios de comunicação disponível em cada região. Também visitam autoridades civis e religiosas. Fazer palestras, transmitir a alegria de ser vicentino em cada canto deste nosso Brasil.

O verdadeiro sentido da amizade que, desde o primórdio da fundação da SSVP: “Ozanam e seus companheiros (amigos), fundaram a Sociedade de São Vicente de Paulo...”. Une os Vicentinos sem fronteiras.
Este texto é dedicado a todos os missionários que caminham junto comigo por todos os cantos deste Brasil, mostrando a todos o verdadeiro amor à nossa causa. O amor pela SSVP.
José Marcos

Nenhum comentário: