quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aos Vicentinos de Pernambuco



           Os vicentinos de Pernambuco tomaram conta da Cidade de Garanhuns neste final de semana, para participarem da convenção Pernambucana de Dirigentes Vicentinos. Dos quatorze conselhos centrais que fazem parte do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife, acredito que só três não foram representados.

          Fui recebido no aeroporto pelo Confrade João Alves, que já estava com o confrade Agrisio. Que bom, ver o confrade com a saúde estabilizada. O confrade Agrisio me fez conhecer um outro lado seu: o de humorista.
        Depois de termos almoçado um bom prato bem pernambucano com carne de sol, e uma deliciosa sobremesa, nos encontramos com a consócia Leda, e nos dirigimos para a cidade de Limoeiro.
      Na cidade de Limoeiro, fomos direto para a escola infantil das consócias Sônia e Conceição e de lá nos dirigimos para Garanhuns. O Confrade Natalício integrou a nossa comitiva.
      Após percorremos algumas cidades do agreste de Pernambuco, chegamos ao nosso destino final.
        Fomos recebidos agradavelmente pelo confrade Joaquim, que nos presenteou com um city tour pela cidade de Garanhuns nos mostrando cada canto e recanto da Suíça Pernambucana e suas colinas. 
       O Encontro foi montado no seminário São José, um lugar agradável e aconchegante. um espaço privilegiado. Todo o cenário foi construído de forma a prestar um impactante tributo a Pernambuco, com aquelas sombrinhas do frevo espalhadas por todos os cantos. A camisa do encontro também era uma homenagem, pois foi estampada na frente a bandeira de Pernambuco.
       À medida que iam chegando os participantes, íamos conhecendo vicentinos autênticos. Alguns nomes ilustres: Confrades Joaquim, Confrade Ivaldo Moura, Confrade Igor Ferro Ramos, Confrade Dr. Paulo, Consócia Simone, consócia Sabrina e tantos outros que já não me lembro os nomes.
         O evento estava cheio de nomes importantes para SSVP Nacional, a consócia Emilia, a consócia Cristiane, o confrade Agricio, o confrade Eudes, o Pe. Alexandre.
         Tive oportunidade de conviver com eles nestes quatro dias, momentos de aprendizagem e carinho.
          No domingo, tivemos a oportunidade de ouvir o Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo da Diocese de Garanhuns que falou da sua emoção e alegria por participar do processo de beatificação de Antônio Frederico Ozanam. Este foi o ápice do encontro. O Relato do Bispo emocionou a todos quando ele falou do MILAGRE que justificou a Beatificação.
        À noite já em Recife, tive a oportunidade de fazer um passeio de barco. Neste tour, a Cidade do Recife pode ser observada por um ângulo diferente, em um passeio inesquecível pelas águas do rio Capibaribe, percorrendo as três ilhas do Centro de Recife (Santo Antonio, Recife Antigo e Boa Vista) passando por baixo de cinco pontes (Ponte 12 de Setembro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Manuel Buarque de Macedo, Ponte Princesa Isabel e Ponte Duarte Coelho). 
            E ainda tive a sorte de sair para jantar com os amigos Conceição, Sônia, Alexandre, Cristiane, Simone. Fomos a um aconchegante restaurante comer uma bela peixada pernambucana. E, sob os efeitos da cerveja, conversamos, entre outras coisas, sobre os artifícios e sacrifícios a que têm se rendido muitos Vicentinos. 
       Tive a alegria de ser hospedado na casa do confrade João Alves, onde também conversamos sobre a SSVP, num belo café da manhã. Logo após eu e Cristiane fomos ciceronizados pela Simone em um pequeno tour à pé pelo centro de Recife, onde pude comprar alguns presentinhos para a Júlia.

       E foi assim nos dias que me deram para viver em Pernambuco desta vez...


Nenhum comentário: