quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Culto às relíquias



Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R

A Palavra relíquias significa: restos, partículas, coisas sobrantes. È uma tendência natural do ser humano conservar objetos, lembranças e coisas pessoais dos falecidos queridos ou insignes. Essa prática passou à piedade popular cristã mediante o culto aos Mártires. Venerar nas catacumbas o corpo dilacerado pelas feras no Coliseu romano era contagiar-se de sua coragem e pedir suas preces junto a Deus. Mais tarde a Igreja embutia nos altares consagrados para a Eucaristia um fragmento de osso, a Relíquia de um Mártir ou Santo.
Enfim, os povos cultivam a memória de seus heróis, guerreiros e outros porque souberam dignificar a vida por gestos de nobreza, por virtudes e valores morais. Por isso guardam num Memorial os pertences simbólicos (as Relíquias...) de antepassados ilustres. Tais coisas e lembranças tornam-se um 'veículo de comunicação', revivem a presença deles. Como que renascem do passado!  O Memorial lembra o mito antigo da fênix, ave mitológica que renascia das cinzas. Conforme a lenda, ao fim de um ciclo de vida, fênix  incinerava-se para recomeçar outro a partir das próprias cinzas. Escritores cristãos dos primeiros séculos viram aí um símbolo da  Ressurreição de Jesus. Não há  Relíquias de Cristo: vestes, ossos,  objetos (o Santo Sudário ainda é  objeto de pesquisa e estudos).
'Mas, para quem Nele crê e O segue, tudo é Relíquia Dele, do Seu  Mistério, do Seu Corpo humano  glorificado na Ressurreição. Para nos Ele deixou os Evangelhos. Daí vieram  os escritos e reflexões teológicas  posteriores; a literatura, a pintura, a arte cristã de todos os séculos, bem como o testemunho da vida cristã professada até o martírio em todas as raças, culturas, profissões, idades e condições sociais. Como a seiva da orquídea vem substrato para vicejar e se renovar assim a comunidade cristã vem do Evangelho é por ele se mantém. O Evangelho é o substrato das flores bonitas geradas no testemunho de vida dos discípulos. Eles difundem o perfume de Cristo em todas as épocas da História (2Cor 2,5). O corpo do batizado ao renascer das cinzas do pecado pelos méritos de Cristo é vocacionado para superar a morte. Somos as “relíquias” do Senhor ressuscitado. "Vós sois o templo de Deus o Espírito Santo habita em vós" (1Cor 3,16). Em resumo, é legítimo o culto às Relíquias se nos levarem à vida espiritual do Santo. É errado supervalorizá-lo ou usá-lo por crendices, ignorância religiosa, prática supersticiosa ou cobiça de coletas. As Relíquias podem ser expostas e veneradas desde que sob a orientação e aprovação das autoridades eclesiásticas.
Mais do que a um objeto a veneração se dirige à dignidade pessoa humana. Ela é 'partícula' do amor criador divino, é “relíquia" de sua misericórdia. E Maria é o relicário em que Deus nos deu Jesus!
(Artigo publicado na revista de Aparecida (ano 10-Nº116 novembro de 2011)
Fotos feitas por Regiane Estevam (sob minha direção) Relíquia que se encontra no lar dos idosos Nossa Senhora de Lourdes do CC de Nova Lima.

Nenhum comentário: