quinta-feira, 29 de março de 2012

Notícia no Jornal Opinião de Caeté Ano 44 Número 2238


Caeté recebe relíquia de São Vicente de Paulo

Neste domingo, os Vicentinos das conferências do Conselho Central de Caeté serão Responsáveis pela Hora Santa no Santuário Arquidiocesano da Adoração perpétua, Catedral da Boa Viagem em BH. Mensalmente a SSVP da área do Conselho Metropolitano de BH é responsável pela hora de adoração. No encerramento, será entregue aos representantes do conselho uma relíquia de São Vicente de Paulo, que permanecerá por aqui até o dia 6 de maio. Durante todo este período esta relíquia percorrerá todas as conferencias   v i c e n t i n a s   d e   C a e t é , Taquaraçu e Nova União. Além disso, visitará as sete paróquias da área de atuação do CC de Caeté e outros eventos.
O QUE É RELÍQUIA DE SANTO
Relíquia é um objeto preservado para efeitos de veneração no âmbito de uma religião, sendo normalmente uma peça associada a uma história religiosa. Podem ser objetos pessoais ou parte do corpo de um santo. Elas são normalmente guardadas em um receptáculo próprio chamado relicário.
As relíquias são classificadas em três classes: Primeira classe - parte do corpo de um santo; Segunda classe - objetos pessoais de um santo e Terceira classe - pedaços de tecidos que tocaram no corpo do santo, ou no relicário onde esteja uma relíquia de primeira classe.
É   p r o i b i d o ,   s o b   p e n a   d e excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias de primeira e segunda classe.
A relíquia que estará em Caeté, é formada por fragmentos dos ossos de São Vicente de Paulo, portanto de primeira classe. São Vicente é considerado pela igreja como patrono de todas as obras de caridade pela sua vida totalmente voltada ao atendimento e acolhimento aos pobres, fundou diversas instituições de caridade, mas é importante ressaltar que não é ele o fundador da SSVP Sendo sim o patrono, escolhido pelos confrades que iniciaram esta obra liderados por Antônio Frederico Ozanam em 1833. Hoje, mais de 800 mil Vicentinos dão continuidade a este trabalho no mundo inteiro seguindo os passos do patrono e de Ozanam, já beatificado pela igreja católica.
Na área de atuação do CC de Caeté, hoje 389 pessoas dão seguimento a este trabalho, visitando semanalmente, as mais de 100 famílias que são beneficiadas pelas conferências, além de um número muito maior que porventura venham a precisar da ajuda da SSVP.
A partir de Sábado estará no ar o site oficial da SSVP de Caeté, www.caetevicentino.com.br, e lá você poderá acompanhar o dia a dia da relíquia por aqui.

Nenhum comentário: