quarta-feira, 6 de março de 2013

Os escritos do apóstolo da caridade



O segundo tomo (dos 14) das obras completas de São Vicente de Paulo acaba de ser publicado pela editora “O Lutador”.
Trata-se de uma tradução da obra publicada e anotada por Pierre Coste. Paris: Liv. Lecoffre - J. Gabalda, 1920. em francês.
A tradução foi organizada pelo padre Getúlio Mota Crossi,CM contando com vários colaboradores.
É um manancial de sabedoria, onde podemos sorver os ensinamentos do apóstolo da caridade. Não é uma obra para ser lida inopinadamente, é para ser absorvida aos poucos.
Pe. Vinicius Augusto Ribeiro Teixeira,CM, na sua Introdução geral, nos recomenda:”Não basta, pois, uma leitura superficial e apressada dos textos vicentinos. É preciso ultrapassar a letra para chegar ao espírito que permeia e informa tudo aquilo Vicente escreveu e falou.”
“A necessária e urgente tarefa de voltar às fontes de nosso carisma e de nossa missão, como membros da grande família Vicentina, supõe atenção especial a tudo aquilo que nosso santo fundador fez e ensinou. Vale apena abrir a mente e o coração, a fim de deixar-nos penetrar de maneira sempre nova, pela riqueza de sua experiência espiritual centrada numa vigorosa paixão por Cristo e pelos pobres.”
Diz o Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, CM. Visitador da PBCM.
“Diante da tradução destas Obras Completas, penso inevitavelmente em todas aqueles que se beneficiarão de sua leitura: os membros da Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, os outros ramos da Família Vicentina e todos os cristão que, por uma ou outra razão, se deixarão cativar pelas palavras de São Vicente.”
Assim falou o Pe. G. Gregory Gay, Cm. Superior Geral da CM. E finalizando a sua introdução o Pe. Vinicius escreveu:
“partilharemos também nós da felicidade daqueles operários da primeira hora, que nos precederam na vinha do senhor, se soubermos escutar, com atenção e assiduidade, as palavras do homem magnânimo que agora nos fala, perscrutando a voz do Espírito que o conduziu e que ainda hoje continua nos impelindo “a amar o que são Vicente amou e a praticar o que ele ensinou”.

Uma boa leitura deste segundo volume é que desejo a todos.

Até o próximo volume.

José Marcos Ramos

DECOM-CMBH

O lançamento do segundo volume acontecerá no próximo dia 07 de marco de 2013 às 20 horas na sede do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, onde ocorrerá uma palestra do Padre Getúlio Grossi, CM.

Aguardo todos vocês.

Pedidos do primeiro e segundo volume poderão ser feito através do E-mail: jramos871@gmail.com.

Nenhum comentário: