quinta-feira, 4 de abril de 2013

Literatura vicentina




Recebi hoje e já estou devorando, uma prévia é o prefácio.


No coração da trindade
Prefácio
Temos em mãos um “pequeno tesouro” de espiritualidade cristã, composto de “belas pérolas” pacientemente ajuntadas pelo jovem Padre da Missão, Vinicius Augusto Ribeiro Teixeira.
A intenção central do autor é “beber do próprio poço” de nosso ser-cristão, isto é, daquilo que é constitutivo de uma vida “no e segundo o Espírito”. E, aqui, tocamos diretamente o sentido da espiritualidade cristã: mergulhar “no coração da Trindade” para estar sob a luz, inspiração e ação do Espirito de Jesus Cristo, enviado do Pai.
O texto do padre Vinicius é fruto amadurecido de um trabalho concreto, desenvolvido com zelo e competência: a orientação de retiros espirituais para diversos grupos religiosos, seminaristas, leigos e leigas, particularmente aqueles e aquelas que pertencem à grande Família Vicentina. O ponto de partida e de convergência de suas reflexões é a experiência de DEUS, um Deus que se revela em seu ministério trinitário, em seu “ser comunidade de amor”. O próprio autor o diz, com as seguintes palavras: “Por força de seu caráter mistagógico, todo retiro se apresenta como um caminho para o coração da Trindade, vocação fundamental do ser humano, sempre sedento do Absoluto”. Todos os subsídios oferecidos nessa coletânea procuram, de fato, aprofundar, aclarar e intensificar a experiência de Deus no cotidiano da vida.
Como autêntico filho espiritual de São Vicente de Paulo, o autor recorre, com frequência, aos escritos deste seu pai espiritual, bem como ao pensamento de Santa Luísa de Marillac, figura inseparável do grande Santo da Caridade e, por assim dizer, sua “expressão feminina”, que enriquece e personaliza, de forma original, sua mensagem. O leitor encontrará nessa publicação um meio apropriado para penetrar mais profundamente na rica e sempre atual espiritualidade vicentina. Percebemos, sem dificuldade, que, no fundo, Padre Vinicius nos quer mostrar a “face contemplativa” de São Vicente e assim, dar acesso à fonte secreta da sua exuberante atividade apostólica em favor dos pobres, pequenos e esquecidos.
O livro não só oferece textos de apoio do próprio orientador de retiro, mas também reflexões provenientes de grandes espirituais, de ontem e de hoje, valorizando, destarte, a inesgotável tradição da Igreja em termos de espiritualidade.
Agradecemos a deus os talentos por ele depositados neste jovem presbítero da Congregação da Missão. Que muitos possam beneficiar-se de sua palavra e escritos, pois os dons que lhe foram concedidos – por pura gratuidade divina – destinam-se, primeiramente, ao serviço do povo de Deus, sedento da mensagem libertadora e plenificante do Evangelho.
Avante, caro Vinicius! Seja cada vez mais um destemido e entusiasta discípulo de São Vicente que, na humildade e com coragem apostólica, nos indicou os caminhos do Senhor, exatamente em momento histórico de incomuns desafios para os seguidores de Jesus.
Frater Henrique Cristiano José Matos, CMM

Nenhum comentário: