domingo, 25 de setembro de 2011

Nas mãos de Deus (Uma releitura de Jeremias 18,1-6)

O Confrade Harrison Martins Saraiva preocupado com a espiritualidade no seio da SSVP, nos brinda com este belíssimo livro. Uma releitura de trecho do livro do Profeta Jeremias na qual apreendemos o sentido da nossa existência ou seja porque fomos criados.  A orelha do livro nos antecipa toda a riqueza que vamos encontrar em cada página do livro, vejam!
“O propósito do presente livro é o de proceder ao estudo de um texto veterotestamentário, qual seja, a passagem de Jeremias no capítulo 18 e versículos de 1 a 6. Nele o autor pretende demonstrar a realidade como a argila a ser modelada pelo oleiro. Da mesma forma como existem variados tipos de argila, as realidades são diversas. Assim Sendo, a matéria a ser trabalhada Varia de modo sensível, tanto material quanto moral e espiritualmente.
Para a modelagem da argila-realidade, o autor destaca a existência de dois tipos fundamentais de oleiros, os oleiros do Senhor e os oleiros do mundo, respectivamente caracterizados como ollarius dorminie ollarius mundi. Enquanto uma argila é trabalhada para receber as coisas de Deus, res domini, outra é modelada para receber as coisas do mundo, res mundi. Aqui entra, especificamente, o resultado do trabalho de tais oleiros.
O autor pretende conscientizar a todos os batizados quanto à sua condição de oleiros do Senhor. Este é o objetivo precípuo do texto. Neste sentido, afirma que a primeira coisa que deve ser feita por quem queira se tornar, de fato, um ollariu domini é a abertura sincera de coração. O primeiro passo é colocar-se nas mãos de Deus, qual argila nas mãos do oleiro eterno. Desta forma, o Senhor retirara imperfeições e acrescentará as virtudes necessárias ao anuncio do Evangelho.
Finalmente, a obra é dedicada à memória de Antônio Frederico Ozanam (1813-1853). Ozanam foi um dos maiores ollaríus domini do século XIX. Soube ser oleiro do Senhor. Modelou as argilas das pobrezas material, espiritual e moral do seu tempo. Reorientou inúmeras almas para Cristo e as trouxe para 0 seio da Igreja, a que tanto amou. Enfim, sem reservas, amou a Igreja e aos seus. Feito Cristo, “amou-os até o fim” (Jn.13,1).”


Título: Nas Mãos de Deus
Autor: Harrison Martins Saraiva
Páginas 174
ISBN:978-85912084-0-1
Lançamento: junho de 2011

Nenhum comentário: