segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Peregrinação da Relíquia de São Vicente de Paulo


Teve início no dia 25/09/2011 a peregrinação da Relíquia de São Vicente de Paulo na Manhã de Oração da Família Vicentina, no dia 25 de setembro, às 9 horas, na paróquia de São José do Calafate. Até o final de 2011, a relíquia passará pelos outros 8 Ramos da FV que formam o Regional BH, concentrando-se nas Casas da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade. Pe. Vinícius Augusto Teixeira, C.M., juntamente com a Coordenação Regional, fará os devidos encaminhamentos. Em janeiro de 2012, terá início a supramencionada peregrinação pelos Conselhos Centrais do CMBH.  
   
“Cada Conselho Central terá liberdade de preparar o que lhe parecer mais adequado à recepção da relíquia. Recomenda-se, porém, simplicidade e sobriedade em tudo o que for feito. O mais importante será reunir os Confrades e Consócias para um momento de oração e reflexão, à luz dos subsídios que serão oferecidos pelo CMBH, a saber, o livrinho Rezar o Rosário, com São Vicente de Paulo e o subsídio Celebração de acolhimento da Relíquia de São Vicente de Paulo. Para esses momentos orantes, recomenda-se convidar os assistidos e outras pessoas ligadas às Conferências e/ou às Comunidades em que as mesmas atuam. Será também uma oportunidade de dar a conhecer a riqueza de nossa espiritualidade vicentina.Tenha-se presente o sentido espiritual dessa peregrinação: Desde o começo da história da Igreja, os cristãos veneram as relíquias daqueles homens e mulheres que souberam testemunhar a vitalidade e a beleza da fé que professamos. As comunidades cristãs da primeira geração consideravam verdadeiro privilégio poder conservar sob o altar da Eucaristia os despojos dos mártires. Assim, queriam manter viva a memória daqueles que, pelo que foram, apontam para o que devemos ser: fiéis discípulos de Jesus Cristo, comprometidos com a mesma causa pela qual o Mestre viveu, morreu e ressuscitou. Ao se aproximar da relíquia de São Vicente, cada membro da Família Vicentina é convidado a renovar seu compromisso missionário de seguir Jesus Cristo, evangelizador e servidor dos pobres, no caminho de santidade aberto pelo Santo da Caridade, caminho percorrido por Frederico Ozanam, seus companheiros e por tantos outros que nos precederam na seara vicentina.
A finalidade da peregrinação é impulsionar a revitalização da vocação vicentina nas bases da Sociedade, ou seja, em seus Conselhos e Conferências, a fim de que os Confrades e Consócias aprofundem a consciência do valor de sua presença e atuação na Igreja e no mundo, como seguidores de Jesus Cristo a serviço dos pobres. Aí reside, pois, a essência da vocação vicentina.” Reza o Pe. Vinícius em pequeno e-mail enviado ao CMBH.

Nenhum comentário: