quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Terço dos Homens em Sabará



Terço dos homens em Sabará

Eu poderia simplesmente informar que todas as terças feiras, às 20 horas, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Sabará; uma média de setecentos homens se reúnem para rezar o terço em honra à Nossa Senhora. Poderia dizer que tudo começou há três anos atrás exatamente no dia 01 de abril de dois mil e nove, quando doze pessoas incluindo um padre foram à cidade de Itaúna ver a reunião de mais ou menos mil e oitocentos homens em uma gruta para rezar o terço. Eles se encantaram e resolveram trazer o terço para Sabará. Poderia também dizer que, que eles se intitulam Filhos de Maria e que se cumprimentam dizendo: Salve Maria! Poderia dizer que eles são crianças, jovens, adolescentes e velhos, e que vem de vários pontos da cidade e também alguns de fora. Poderia dizer que eles não somente rezam o terço, cantam os mistérios... Poderia dizer que eles evangelizam, que ele catequizam, que os doze hoje são vinte e cinco coordenadores que se dividem nos ritos... Poderia dizer que a primeira música que cantam diz tudo, veja a letra: 

“Eu hoje estou contente / o dia é diferente / não vejo a hora de chegar. O momento de ir pra casa / depois de uma jornada / mas não é só pra descansar. Pego o meu terço / visto minha camisa / eu sei ninguém precisa me lembrar. Sou homem de oração / com o terço nas mãos / eu sei que há alguém a me esperar. 

Ave Maria, minha mãe peregrina / eu te peço me ensina / a caminhar pra Deus. Ave Maria, Mãe de tantos nomes / aqui estão os homens / todos filhos teus. 

Adultos e crianças / movidos de esperança / aos poucos os seus lares vão deixando / De carro ou a pé / com devoção
e fé / de todos os lugares vem chegando. Trazendo uma prece / à Mãe que não esquece / de levar nossos pedidos à Deus. Só homens quem diria/ são filhos de Maria / Eu também sou um dos filhos teus.”. 

Ou Outra: “Eu era pequeno / nem me lembro. Só lembro que a noite ao pé da cama. Juntava as mãozinhas e rezava apresado. Mas rezava como alguém que amava. Nas Ave Marias que rezava / eu sempre engolia umas palavras. E Muito cansado acabava dormindo / mas dormia como quem amava. 

Ave Maria, Mãe de Jesus / o tempo passa não volta mais. Tenho saudades daquele tempo / que eu te chamava de minha mãe. Ave Maria Mãe de Jesus, ave Maria Mãe de Jesus.” 

Eu poderia dizer muitas coisas, poderia citar grandes teólogos, Mas eu prefiro dizer assim: 



UM HINO DE LOUVOR 

Já tinha ouvido falar do terço dos homens na cidade de Itaúna. Contam, que naquela cidade ha muitos anos os homens se reúnem para rezar o terço em uma gruta em um dia qualquer da semana. Falam de centenas, milhares de homens... 

Hoje tive uma experiência diferente, ao invés de me convidar para tomar uma cerveja, O Meu amigo, confrade Ronan Oliveira, coordenador da Comissão de Jovens do CM-BH, me convidou para rezar o terço com os filhos de Maria lá em Sabará. 

Momento único! Nunca vivi coisa igual, e plagiando Neruda, “Confesso que vivi” de tudo; neste mundo de meu DEUS. 

O Ronan me pegou na estação de metrô e fomos até a sua casa em Sabará, ainda era cedo. Enquanto o pai do Ronan me mostrava a sua “Fábrica” de doce, o Ronan tomou banho, vestiu a camisa dos filhos de Maria pegou o terço das mãos de sua mãe e saímos em seguida. 

Pelo Caminho ele me mostrava os estragos que o rio tinha feito com a cidade por causa das últimas chuvas. Mas eu só reparava nas pessoas que passava por nós, homens, crianças, velhos, todos apresados; com a mesma camisa dos filhos de Maria, em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

Salve Maria! Era assim que todos se cumprimentavam. Chegamos à Praça da Matriz e já estava tudo lotado de homens que vieram para rezar. Ao adentrarmos a Igreja percebi que havia poucos lugares vagos. E ainda faltava tempo para começar. Os músicos ajeitavam os seus instrumentos e pude conversar com um dos coordenadores do grupo, ele me disse que há três anos eles rezam o terço, todas terças feiras. A ideia foi retirada do terço dos homens lá de Itaúna. Alguém trousse um CD com o terço de Itauna e eles resolveram experimentar em Sabará. 

Há três anos eles fazem este hino de louvor a Maria. A Igreja estava lotada, centenas de homens de todos os tipos, velhos jovens e crianças, pobres e ricos, trabalhadores... Eles vêm louvar a Maria. Salve Maria! É o que mais se escuta dentro da Igreja. É tudo ritual. Tem duas imagens de Nossa Senhora da Conceição sobre uma mesa no centro do aro Igreja. Eles sorteiam duas pessoas que vão ter o privilégio de passar a semana com a imagem em casa. Os músicos entoam o primeiro hino, me é dado uma bandeirinha sinalizando o quarto mistério, eu pergunto e me explicam: as pessoas que recebem as bandeirinhas vai à frente rezar uma Ave Maria. Salve Maria! Eu recebi este prêmio. Poderia dedicar esta Ave Maria para quem eu quisesse, poderia pedir, poderia agradecer. Mas como sempre o meu coração me dominou, fez-se em mim uma enxurrada de emoção. Órfão que sou; muitas vezes quis colocar minha cabeça no colo da minha mãe e chorar para ser afagado por ela, então me coloquei no colo de Maria, que me permitiram chamar de mãe. E foram assim os cinco mistérios dolorosos de Jesus... Eu rezei no colo de Maria, chorando. 

Se Pedro quando da transfiguração (Lucas 9,33) quis montar três tendas, uma para Elias, uma para Moisés e outra para Jesus eu também queria ficar ali no colo de Maria, debaixo do seu manto que passa sobre todos os fieis que estão na Igreja. Momento único! Repito, Maria eternizou-se em mim. 

Saí pisando nas nuvens, lembrando-me das orações: Pela minha esposa que faz aniversário amanhã, pela minha mãe que faleceu ha vinte anos atrás, pelos doentes, pela fulana que foi operada hoje, pelos desempregados, pelos atingidos pelas enchentes dos rios, pelas graças recebidas, pela minha aposentadoria, pela vida, por eu estar vivo... 

Um comentário:

Agnaldo adriano disse...

Salve Maria! Maravilhoso o seu testemunho meu caro, eu sou de Itaúna sou filho de Maria rezo todas as quartas feiras às 20:00 o terço na gruta de nossa senhora de Itaúna. Venha rezar conosco algum dia deste a sua presença será muito bem vinda e, você irá gostar muito. Obrigado por ter feito este post dando seu testemunho, parabéns! Que Maria abençoe a sua vida e a de toda sua família.